Perguntas frequentes

Tempo de leitura
6 minutos

Perguntas frequentes

Fevereiro 28, 2016 - 11:34

1 - Onde posso fazer a minha inscrição?
As inscrições podem ser feitas no site do evento em atletas.net/corrida-cidade-de-aveiro ou nas instalações da Entreposto A. Fontes, na rua Nova de Vilar, em Aveiro.

2- Quais os custos da inscrição?
As inscrições têm diferentes custo de acordo com o período de tempo e a prova (10 km ou caminhada):

10km
De 1 de novembro a 31 de dezembro 2016: 8 euros
De 1 de janeiro a  28 de fevereiro 2017 - 9 euros
De 1 a 20 de março 2017: 11 euros
Após 21 de março 2017 (inclusivé): 13 euros 

Caminhada
Até 31 de dezembro 2016: 5 euros
De 1 de janeiro a 20 de março 2017: 6 euros
Após 21 de março 2017 (inclusivé): 7 euros

 

3- A partir de que idade posso participar na prova de 10 quilómetros?
A prova de 10 quilómetros está aberta a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, feitos à data da prova. Casos excecionais terão de ser alvo de análise e autorização especial por parte da organização.

 

4- A partir de que idade posso participar na caminhada?
A caminhada, não sendo uma prova competitiva, pode ter a participação de pessoas de todas as idades, sendo que se aconselha a que os menores de idade sejam acompanhados no decorrer do percurso.

 

5 – No caso da caminhada, os menores de idade são obrigados a se inscreverem?
Sim e porque a legislação assim o obriga, para efeitos de seguro desportivo obrigatório, independentemente da idade.

 

6- Posso correr ou caminhar sem dorsal ou sem inscrição?
Não. Ao tentar participar sem dorsal corre o risco de ver impedida a sua passagem para a reta da meta pelas forças policiais ou por elementos da organização, para além de não ser ético se o tentar fazer.

7 – Como prendo o dorsal na camisola?
A organização fornece gratuitamente alfinetes de dama que servem para segurar o dorsal à camisola. O dorsal é colocado obrigatoriamente na frente da camisola e nunca nas costas

 

8 - Onde posso consultar o meu número de dorsal?
A inscrição considera-se concluída quando for atribuído o número de dorsal, o que acontece automaticamente assim que o pagamento é reconhecido pela plataforma online. Podes assim consultar o estado da tua inscrição a partir do menu de informação incluído neste mesmo site oficial da prova.

 

9 - A que tenho direito ao me inscrever na prova?
No caso da prova de 10 quilómetros ao te inscreveres tens direito ao seguinte kit de participação:
- dorsal com chip e personalizado com nome (para inscrições efetuadas e pagas até 16 de março);
- t-shirt técnica;
- saco-mochila;
- abastecimentos liquídos no percurso e na meta;
- peça de fruta no final;

- medalhão personalizado (entregue na chegada à meta);
- diploma digital com homologação do tempo e classificação;
 

Para a caminhada ao te inscreveres tens direito ao seguinte kit de participação:
- dorsal personalizado com nome (para inscrições efetuadas até 15 de março);
- t-shirt técnica;
- saco-mochila;
- abastecimentos liquídos no percurso e na meta;
- uma peça de fruta no final;

 

10 - Onde e quando posso levantar o kit de inscrição?
O kit de inscrição pode ser levantado na véspera da prova, no sábado, dia 25 de março, das 10 às 19 horas, nas instalações da Entreposto A. Fontes, na estrada Nova de Vilar e no dia da prova, entre as 9 e as 10:30 horas, no Largo do Rossio, local de partida e chegada da prova. Sempre que possível aconselhamos vivamente o levantamento de dorsais na véspera da prova, por forma a evitar as sempre indesejáveis filas de espera. Para saberes a localização exata da Entreposto A. Fontes clique no link que se segue: https://www.atletas.net/corrida-cidade-de-aveiro/levantamento-de-dorsais

 

11 – O que preciso para levantar o meu kit de inscrição ou dos meus colegas?
A melhor opção passa por fazer o download do Comprovativo de Inscrição, que pode ser acedido a partir da Área Pesssoal » As minhas inscrições. Esta opção é particularmente útil, em especial quando tem a tarefa de levantar vários dorsais de uma só vez, por exemplo, evitando assim situações em que atletas procuram o seu dorsal quando já alguém já o levantou sem o seu consentimento. O Comprovativo de Inscrição dispensa a obrigatoriedade de apresentação de um documento de identificação, mas na falta de Comprovativo de Inscrição impresso em papel ou mostrado a partir de um tablet ou smartphone, é então obrigatória a apresentação de um documento de identificação.

 

12 - Para que servem as letras nos dorsais?
Os números dos dorsais são antecedidos por uma letra: A, B, C ou D. Esta é já uma imagem de marca dos eventos do Atletas.net e não é mais do que um código alfabético para agrupar os atletas na partida de acordo com os tempos previstos de conclusão da prova:
A – menos de 40 minutos
B – entre 40 e 50 minutos
C – mais de 50 minutos
D – Caminhada
Assim e minutos antes da partida basta seguir para os locais assinalados com as bandeiras A, B, C ou D e tomar lugar na respetiva secção de partida. Nota que a partida é feita em simultâneo para todas as secções, incluindo a caminhada.

 

13 - Onde será a partida e chegada?
A partida e chegada acontecerá na rua João Mendonça, frente ao Jardim do Rossio, em Aveiro, bem junto à ria de Aveiro, sem dúvida o local mais procurado pelos turistas que visitam a cidade.

 

14 - Haverá abastecimentos no decorrer da prova?
Sim, os abastecimentos liquídos com água Vitalis estão localizados ao km 2,5, 5 e 7,5, isto para a prova de 10 quilómetros. Na caminhada, o abastecimento está localizado sensivelmente a meio do percurso, ao km 2.

 

15 - Haverá prémios monetários?
Sim, na prova de 10 quilómetros os três primeiros classificados da classificação geral masculina e feminina têm direito a receber prémios monetários de acordo com o estipulado no regulamento da prova.

 

16 - Há prémios por escalões?
Sim, por cada escalão indicado no regulamento da prova subirão ao pódio os três primeiros atletas, que têm direito a um troféu comemorativo da sua classificação na prova.

 

17 - A que horas é realizada a entrega de prémios?
A entrega de prémios acontece às 12:15 horas do dia da prova, no palco situado no Largo do Rossio, junto da meta.

 

18 - Onde posso consultar as classificações?
Logo após o final da prova podes consultar a tua classificação provisória na tenda do secretariado. As classificações estarão também disponíveis no site oficial da prova. Nota que as classificações estão indicadas inicialmente como sendo provisórias.

 

19 - Como possso obter o diploma digital de participação na prova de 10 quilómetros?
Só na quarta-feira seguinte à realização da prova as classificações passam a oficiais, isto para dar tempo para detetar eventuais erros ou irregularidades. Só nessa altura e após homologação, é que poderás fazer o download do diploma de participação, incluido na listagem das classificações.

 

20 - Vão disponibilizar fotos do evento?
Sim, serão disponibilizadas fotos de forma gratuita que podem ser vistas no facebook do Atletas.net Portugal em facebook.com/atletas.net

 

21 - Haverá algum tipo de animação antes da prova?
Sim, haverá uma aula de zumba que se realizará junto do pórtico de meta, entre as 10 e as 10:45 horas do dia da prova. A participação na aula aberta de zumba é gratuita e aberta ao público em geral.

 

22 - Será disponibilizado um local para tomar duche após a prova?
Sim, os duches para os participantes da Corrida Cidade de Aveiro estarão disponiveis no dia da prova, entre as 11:30 e as 13:30 horas nas Piscinas do Sporting Clube, situadas na Praceta do Carril, a cerca de 500 metros do local da meta (junto ao quartel dos Bombeiros Novos de Aveiro), num percurso que pode ser facilmente feito a pé.

 

23 - Haverá algum serviço de guarda-roupa?
Sim, na tenda do secretariado e funcionará das 10:30 às 12:30 horas.

 

24 - Quanto tempo tenho para concluir a prova?
O tempo limite de conclusão da prova de 10 quilómetros é de 90 minutos após a partida. Assim, às 12:30 horas o trânsito é reaberto pela PSP à circulação automóvel.

 

25 - Preciso de uma fatura em nome de uma entidade ou pessoa. É possível?
Concerteza. Basta que envie, através do formulário do Atletas.net os dados da pessoa ou entidade (nome, morada fiscal e número de contribuinte) que num prazo de 48 horas receberá no seu email a fatura/recibo correspondente à ordem de compra associada à sua conta.

 

26 - Posso participar acompanhado de um animal de estimação?
Não. É expressamente proibida a participação de animais de estimação (cães, gatos ou outros) no decorrer da prova, com excepção para os cães-guia certificados de acompanhamento a participantes invisuais ou ambílopes.

 

27 - Posso transferir a minha inscrição para outra pessoa?
Sim, podes fazê-lo até 14 de março, devendo sempre comunicar a organização desse facto, indicando os dados do novo participante. É importante perceberes que a falta de comunicação desses dados pode levar a erros graves nas classificações e à adulteração da verdade desportiva. Uma situação de troca de dorsal pode levar à suspensão de inscrição em provas do Atletas.net por isso há que ter muito cuidado em não usar um dorsal que não te pertence,

 

28 – É obrigatório levar a camisola da prova?
Não é obrigatório.

 

29 – O trânsito estará completamente encerrado no percurso da prova?
Sim, o trânsito automóvel estará encerrado no percurso da prova entre as 10:30 e as 12:30 horas.

 

30 – A estação de comboios de Aveiro é próxima do local de partida e chegada da prova?
Sim, a estação de comboios de Aveiro está a cerca de mil metros do Largo do Rossio. Basta sair da estação e seguir em linha reta pela Av. Lourenço Peixinho até ao local de partida. Podes consultar o horário dos comboios no seguinte endereço: http://www.cp.pt/sites/passageiros/pt/consultar-horarios
De sublinhar que a organização mantém um acordo com a CP que permite, através da apresentação do Comproivativo de Inscrição, beneficiar de descontos nos comboios da CP no fim-de-semana de realização da prova, entre os dias 25 e 25 de março.

 

31 – Posso me inscrever no dia da prova?
Não. No dia da prova é de todo impossível efetuar qualquer inscrição. Na véspera, no sábado, poderá ser possível nas instalações da Entreposto A. Fontes, mas tudo depende das vagas existentes, pelo que não é seguro que possam existir inscrições disponíveis nessa altura.