Perguntas frequentes

Tempo de leitura
4 minutos

Perguntas frequentes

Dezembro 01, 2015 - 22:39
Publicado em:

Agrupámos um conjunto de perguntas frequentes e suas respostas para melhor orientação dos participantes do Luso Trail

1. O que preciso para levantar o meu dorsal?

Basta que te apresentes junto da tenda de secretariado, mesmo no centro da vila do Luso, com o Comprovativo da Inscrição, acessível em Área Pessoal » As minhas encomendas, ou em alternativa com um documento de identificação. Os dorsais poderão ser levantados no sábado, dia 14 de maio de 2016, das 15 às 20 horas e no domingo, dia da prova, das 8:00 às 9:30 horas.
 

2. Posso levantar o dorsal de colegas meus?

Sim, desde que apresentes cópias dos comprovativos de inscrição de cada uma das inscrições dos teus colegas. O comprovativo pode ser apresentado em papel ou em suporte digital (no telemóvel ou tablet por exemplo).
 

3. Haverá serviço de bengaleiro?

Sim, basta que te apresentes com os teus pertences, que serão identificados com o teu número de dorsal. Aconselhamos que não deixes objetos de valor no bengaleiro.

4. Há local para tomar duches?

Sim, no Pavilhão Gimnodesportivo do Luso, junto do lago, (a cerca de 400 metros da meta), disponível das 11 às 15 horas.
 

5. Posso alterar dos 15 para os 25 quilómetros?

Sim, desde que essa alteração seja solicitada até quarta-feira, dia 11 de maio de 2016, no formulário de contacto do Atletas.net, sendo que neste caso terás de pagar a diferença do valor da inscrição. No caso inverso, os 25 para os 15 quilómetros também é possível e da mesma forma tem se ser solicitada autorização à organização. E é importante que o faças para que não haja lugar a desclassificação ou que a verdade desportiva seja adulterada com uma eventual inscrição indevida.

6. Iniciada a prova posso mudar de distância?

Não. Se o fizeres será considerada desistência e haverá lugar a desclassificação automática. Se por alguma razão encurtares a distância, deverás, ética e moralmente, informar a organização desse facto, evitando entrar na meta, onde estão dispostas as antenas de captação de chips.
 

7. Para que serve o chip e onde está localizado?

O chip é um discreto dispositivo de rádio-frequência que está colado no verso do dorsal e que permite a identificação automática dos atletas em prova. Os chips serão usados nas provas de 15 e 25 km. Já a caminhada não tem cronometragem, pelo que não terá chip.
 

8. É necessário devolver o chip ou o dorsal?

Não, o chip e o dorsal ficam para ti e não é necessária a sua devolução.
 

9. Como devo colocar o dorsal na camisola?

O dorsal é colocado ao peito, preso à camisola por alfinetes de mola, fornecidos pela organização. Não podes dobrar ou amarrotar o dorsal, pois isso implica a eventual quebra do circuito impresso do chip e a consequente não leitura pelas antenas de captação.
 

10. Onde posso consultar o meu tempo e resultado finais?

Os tempos e resultados podem ser consultados logo após terminares a tua prova na tenda de secretariado, através de terminais de computadores ligados em rede e também no site oficial do evento no Atletas.net.
 

11. O que devo levar para a prova?

Para além do dorsal, de uso obrigatório, deves te precupar com a hidratação. Apesar de a organização disponibilizar abastecimentos sólidos e liquídos a cada cerca de 5 quilómetros (varia consoante os acessos), aconselhamos que possas levar uma mochila com água e algum tipo de alimento que te ajude a repor energias, dado que uma prova de trail pode ter um elevado desgaste calórico. E IMPORTANTE: Telemóvel com bateria carregada e saldo para efetuar chamadas. Esperemos que não seja preciso, mas em caso de emergência, há um número de contacto impresso no dorsal para te ajudar no que for necessário. No caso da caminhada aconselhamos vivamente que possam levar máquina fotográfica, sempre que possível, pois os locais de passagens são de facto de uma beleza ímpar.
 

12. O que acontece se deixar lixo na floresta?

É muito importante que respeites a fauna e flora dos locais por onde vais passar. As ações poluentes, a serem comprovadas, podem levar à desclassificação, tal como prevê o regulamento.
 

13. Tenho filhos mas não sei onde os deixar?

A organização tem prevista uma tenda de babysitting, onde podes deixar os teus filhos à guarda de técnicas credenciadas, desde que as crianças tenham mais de 4 anos de idade. São propostas atividades como pinturas faciais, jogos tradicionais e modelagem de balões. O acesso é gratuito.
 

14. A organização vai disponibilizar fotos do evento?

Sim, haverá uma equipa de fotógrafos dispersos por vários locais, prontos para captar os melhores momentos. As fotos são gratuitas e podem ser vistas e descarrgadas na página de Facebook do Atletas.net Portugal.
 

15. A que horas será a entrega de prémios por escalões?

A cerimónia de entrega de prémios acontecerá às 12:30 horas no largo da capela de S. João, mesmo junto da tenda do secretariado, ou seja, a escassos 50 metros da meta. Sobem ao pódio os três primeiros classificados dos escalões previstos no regulamento da prova e ainda as 3 primeiras equipas das provas de 15 e 25 km. Para a classificação coletiva contam os 4 primeiros atletas, independentemente do género (masculino ou feminino).
 

16. Como tenho acesso ao reforço alimentar no final da minha prova?

Ao levantares o dorsal ser-te-à entregue uma senha que terás de apresentar após a tua prova na Tenda Alimentar para que te seja entregue o reforço alimentar a que tens direito: uma sandes com pão de avó, uma bebida, uma peça de fruta e um doce.
 

17. Posso me inscrever no dia da prova?

Não. É de todo impossível.
 

18. Posso dar o meu dorsal a outra pessoa?

Não. A inscrição é pessoal e intrasmissível, a menos que tenha sido autorizada pela organização. O uso indevido de um dorsal implica a desclassificação automática do atleta em causa.
 

19. Aconselham algum local para estacionamento?

O melhor local para estacionares será junto ao Pavilhão Gimnodesportivo do Luso, já que será aí que os participantes, na sua maioria, irão voltar para tomarem um duche de água quente e porque a vila do Luso não tem muitos espaços de estacionamento, pelo seu ordenamento urbanístico, característico das pequenas vilas do interior. A boa notíca é que do Pavilhão Gimnodesportivo ao centro do Luso são uns escassos 400 metros. Acrescenta-se ainda que excecionalmente o recinto interior da Fábrica das Águas do Luso irá estar disponível das 8 às 14:30 horas, para estacionamento dos participantes do Luso Trail, estando localizado mesmo em frente ao Pavilhão Gimnodesportivo.
 

20. Gostava de poder pernoitar no Luso. Aconselham algum hotel?

O Luso é conhecido por ser uma vila turística por excelência, daí que haja uma variedade alargada de opções no que a estadias diz respeito, que vão desde o parque de campismo, às Casas da Mata (pertencentes à Fundação da Mata do Bussaco), passando por hotéis de 2, 3, 4 e até 5 estrelas, como é o caso do emblemático Palace. É só mesmo pesquisar e escolher. 
 

21. Vão disponibilizar algum diploma online?

Sim, depois de oficializadas as classficações, o que acontece 72 horas após a realização do evento. Assim, a partir de quarta-feira, dia 18 de maio de 2016, será possível descarregar o diploma/certificado online a partir da página de classificações das provas de 15 e 25km do Luso Trail

 

Boa prova a todos e bem-vindos ao Luso.