Um dos mais belos trails de Portugal está no Luso

Tempo de leitura
1minuto(s)

Um dos mais belos trails de Portugal está no Luso

Abril 13, 2015 - 14:38
Publicado em:

Beleza única e biodiversidade da Mata Nacional do Bussaco fazem deste um trail a ter em conta.

A beleza é e será sempre subjetiva mas no Luso os predicados são mais que muitos para não deixar indiferentes até os mais exigentes. Estamos a falar de um local de verdadeira peregrinação turística, não apenas pela fonte da água do Luso, que parece dominar o centro da vila que dá nome à marca de uma das águas mais vendidas em Portugal, mas por toda uma riqueza natural e patrimonial que merece uma visita prolongada. E do centro da vila basta se percorrer uns escassos 200 metros para se entrar na cercania dos muros da Mata Nacional do Bussaco, um verdadeiro micro-clima que alberga um importante habitat natural de espécies vegetais importadas dos quatro cantos do mundo, por ordem dos Carmelitas Descalços, que no primeiro quarto do século XVII plantaram toda uma extensão que é hoje área protegida. 

 

É precisamente pela Mata Nacional do Bussaco que os atletas do Luso Trail têm passagem obrigatória, num percurso que os leva ainda pelos caminhos pouco conhecidos da serra do Bussaco. Percursos com uma variedade difícil de encontrar em trails, que combina trilhos estreitos, com passagens por estradões de terra batida, descidas técnicas e subidas de cortar o fôlego, passagens paredes-meias por monumentos, ermidas, moinhos e vegetação única nos vales de difícil acesso. 

 

Com provas de corrida de 15 e 25 quilómetros, o Luso Trail integra igualmente uma caminhada de 9 quilómetros, que leva os participantes pelos locais mais emblemáticos da Mata Nacional do Bussaco, onde se destaca a escadaria da Fonte Fria e o Palace Hotel, sendo o ponto mais alto a Cruz Alta, onde os participantes de todas as provas se encontram a dada altura para a descida final ao Luso, sendo os últimos 2 quilómetros feitos num trilho estreito habitualmente usado por praticantes de downhill - isto para os participantes dos 15 e 25 quilómetros, enquando que a descida da Caminhada é feita por um caminho de terra batida que acompanhada os muros da Mata no seu interior.

 

O Luso Trail é a 17 de maio e a organização, a cargo do Atletas.net, da Câmara Municipal da Mealhada e da Junta de Freguesia do Luso, contam já com o dobro dos inscritos em relação à edição anterior, que sofreu melhorias significativas, que se refletiram na enorme satisfação dos participantes que destacaram a beleza dos percursos como a essência do Luso Trail, sem dúvida um dos mais belos trails de Portugal.

 

De referir ainda que por cada inscrição será doado um euro à Fundação da Mata do Bussaco, parceira do projeto, para apoio na preservação daquele espaço natural de uma riqueza incalculável. As fotos, essas, falam por si.