Recorde de inscrições na Meia Maratona Figueira da Foz

Tempo de leitura
2 minutos

Recorde de inscrições na Meia Maratona Figueira da Foz

Junho 13, 2016 - 13:40

No total 1728 inscritos disseram presente na mais participada edição de sempre da Meia Maratona Figueira da Foz. Para 2017 o objetivo é ultrapassar a fasquia dos 2 mil participantes.

1728 pessoas, de todas as idades e de vários pontos do país, participaram este domingo de manhã nas três provas que constituíram o programa da 10.ª Meia Maratona da Figueira da Foz: Caminhada, 10 km e Meia Maratona. 

 

A festa começou logo na sexta feira, dia 10, com o Pavilhão Multiusos a receber a Feira de Desporto e Saúde, em simultâneo com a entrega de dorsais e kits aos atletas, palco ainda de demonstrações e aulas livres de diversas modalidades desportivas, sessões de aquecimento e até degustações gastronómicas. Na marginal, sexta e sábado, também não faltaram atletas a fazer corridas de reconhecimento e treino, aproveitando para desfrutar das excelentes temperaturas e da animação das Festas da Cidade.

 

Domingo, às 10h00, foi dada a partida, primeiro aos atletas da Meia Maratona e dos 10 km e, finalmente, aos caminhantes, muitos a participarem em família: pais e filhos, avós e netos e muitos carrinhos de bebé provaram que este é um evento para todos, e que a Figueira da Foz tem as condições ideais para um estilo de vida saudável em qualquer idade. 

 

Os primeiros a cortar a meta foram, naturalmente, os corredores dos 10 km, com o atleta do Clube de Atletismo de Seia, Daniel Gregório, natural da Figueira da Foz, em primeiro lugar, quando o cronómetro marcava 33:14. Entre as mulheres, a mais rápida desta prova foi Débora Santos, da Adercus, com 38:23.

 

A 10.ª Meia Maratona da Figueira da Foz teve como vencedor absoluto atleta José Gaspar, que correu os 21,097 km em 1:12:40, e Carla Martinho, da Adercus, no escalão feminino, que fez o tempo de 1:18:42. 

 

Os atletas subiram ao pódio, nos diferentes escalões, pouco passava do meio-dia, com os troféus a serem entregues pelos representantes do Município, o Vereador Carlos Monteiro e, pela Divisão de Desporto, Nuno Rola, e da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, José Esteves e Rui Duarte. 

 

Na reta final, Carlos Monteiro, Vereador com o Pelouro do Desporto, agradeceu as diferentes colaborações que permitiram que esta 10.ª Meia Maratona fosse um sucesso, saudando a participação não apenas dos atletas mas também do público, que acorreu em grande número e aplaudiu entusiasticamente os corredores ao longo de todo o percurso. 

 

Superando pela primeira vez a marca dos 1500 participantes, a Meia Maratona da Figueira da Foz consolida-se assim no calendário de eventos desportivos do Concelho, tirando o melhor partido das condições ímpares para este tipo de provas e do percurso que, ladeado por vistas de rio, mar e serra, não deixa ninguém indiferente.

 

Registe-se que a Meia Maratona da Figueira da Foz, iniciativa do Município da Figueira da Foz, organizada pelo Atletas.net com o apoio da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, teve este ano uma vertente solidária, já que 1728 euros (1 euro por cada participante) foram destinados pela organização ao IPO de Coimbra, que vai canalizar a verba para a aquisição de um monitor de frequência cardíaca.