2016 | Perguntas frequentes

Tempo de leitura
6 minutos

2016 | Perguntas frequentes

Dezembro 07, 2016 - 09:38

Reunimos um conjunto alargado de perguntas e respostas para que os participantes melhor percebam a dinâmica da São Silvestre Figueira da Foz. Boa prova :)

 

1 - Em que horário e em que local pode ser feito o levantamento dos dorsais da prova?

O levantamento dos dorsais e kits de inscrição pode ser feitos no Centro Comercial Foz Plaza (zona de restauração), nos seguintes horários: Sexta-feira, 9 de dezembro, das 15 às 22 horas e no sábado, 10 de dezembro, das 10 às 16 horas. Ver mapa de localização

2 - Posso levantar o dorsal fora do horário anunciado?

Não. Se o tentar fazer arrisca-se a não poder participar na prova por falta de dorsal. Este procedimento é importante para o bom funcionamento da organização no seu todo até porque é preciso não esquecer que a São Silvestre tem a Corrida Jovem que se inicia às 17:00 horas. 

3. O que é preciso para levantar o dorsal relativo à minha inscrição?

A melhor opção passa por fazer o download do Comprovativo de Inscrição, que pode ser acedido a partir da Área Pesssoal » As minnhas inscrições. Esta opção é particularmente útil, em especial quando tem a tarefa de levantar vários dorsais de uma só vez (de vários participantes), por exemplo, evitando assim situações em que atletas procuram o seu dorsal quando já alguém já o levantou sem o seu consentimento. O Comprovativo de Inscrição dispensa a obrigatoriedade de apresentação de um documento de identificação, mas na falta de Comprovativo de Inscrição impresso em papel ou mostrado a partir de um tablet ou smartphone, é então obrigatória a apresentação de um documento de identificação.

4 - Posso correr ou caminhar no percurso da prova sem dorsal ou sem inscrição?

Não. Para além de ser eticamente reporvável ao tentar participar sem dorsal, corres ainda o risco de ver impedida a sua passagem para a reta da meta pelas forças policiais ou por elementos da organização.

5 – Como prendo o dorsal na camisola?

A organização fornece gratuitamente alfinetes de dama, também conhecidos por pregadeiras que servem para segurar o dorsal à camisola. O dorsal é colocado obrigatoriamente na frente da camisola e nunca nas costas.

6 - Onde posso consultar o meu número de dorsal?

A inscrição considera-se concluída quando for atribuído o número de dorsal, o que acontece automaticamente assim que o pagamento é reconhecido pela plataforma online. Podes assim consultar o estado da tua inscrição nos links acessíveis a partir do menu de informação incluído neste mesmo site oficial da prova.

7 - A que tenho direito enquanto participante na prova?

No caso da prova de 10 quilómetros tens direito ao seguinte kit de participação:
- dorsal com chip e personalizado com nome (para inscrições efetuadas até 1 de dezembro de 2016);
- t-shirt técnica de manga comprida;
- saco-mochila;
- Gorro;
- abastecimentos liquídos no percurso e na meta;
- uma peça de fruta no final;
- medalhão personalizado (entregue na chegada à meta);
- diploma digital - disponível na página de classificações da prova;

 

Para a caminhada ao te inscreveres tens direito ao seguinte kit de participação:
- dorsal personalizado com nome (para inscrições efetuadas até 30 de novembro);
- t-shirt técnica de manga comprida;
- saco-mochila;
- abastecimentos liquídos no percurso e na meta;
- diploma digital - disponível no site oficial da prova após a sua realização;

8 - Para que servem as letras nos dorsais?

Os números dos dorsais são antecedidos por uma letra: A, B, C ou D. Esta é já uma imagem de marca dos eventos do Atletas.net e não é mais do que um código alfabético para agrupar os atletas na partida de acordo com os tempos previstos de conclusão da prova:
A – menos de 40 minutos
B – entre 40 e 50 minutos
C – mais de 50 minutos
D – Caminhada
Assim e minutos antes da partida basta seguir para os locais assinalados com as bandeiras A, B, C ou D e tomar lugar na respetiva secção de partida. Nota que a partida é feita em simultâneo para todas as secções, incluindo a caminhada.

As inscrições efetuadas após 1 de dezembro de 2016 não têm a opção de escolha da Secção de Partida, pelo que por defeito é a opção B a indicada no dorsal.

9 - Onde será a partida e chegada?

A partida e chegada acontecerá frente à Rotunda do Monumento ao Pescador, em Buarcos.

10 - Haverá abastecimentos no decorrer da prova?

Sim, os abastecimentos liquídos com água Vitalis estão localizados ao km 2,5, e 5km e isto para a prova de 10 quilómetros. Na caminhada, o abastecimento está localizado sensivelmente ao km 2,5.

11 - Haverá prémios monetários?

Não. Contudo o vencedor masculino e a vencedora feminina ganham uma estadia dupla, cada um, numa unidade hoteleira da cidade da Figueira da Foz.

12 - Há prémios por escalões?

Sim, por cada escalão indicado no regulamento da prova subirão ao pódio os três primeiros atletas, que têm direito a um troféu comemorativo da sua classificação na prova.

13 - A que horas é realizada a entrega de prémios?

A entrega de prémios acontece às 19:45 horas do dia da prova, no palco situado junto da meta.

14 - Onde posso consultar as classificações?

Logo após o final da prova podes consultar a tua classificação provisória na tenda do secretariado. As classficações estarão também disponíveis no site oficial da prova logo após a sua conclusão. Nota que as classificações estão indicadas inicialmente como sendo provisórias passando a oficiais 72 horas após a sua realização.

15 - Como possso obter o diploma digital de participação na prova de 10 quilómetros?

Logo após a realização da prova na listagem das classificações.

16 - Vão disponibilizar fotos e vídeos do evento?

Sim, serão disponibilizadas fotos de forma gratuita que podem ser visualizadas no facebook do Atletas.net Portugal em facebook.com/atletas.net assim como o vídeo pessoal de chegada de cada atleta, disponível a partir da página das classificações. No caso do vídeo é necessária a sua edição, pelo que apenas estará disponível na segunda-feira, dia 12 de deembro de 2016. Para além disso a prova terá transmissão em diferido pela RTP2 em data a anunciar oportunamente e de acordo com a grelha de programação da televisão pública.

17 - Haverá algum tipo de animação na prova?

Sim, haverá uma aula de aquecimento com instrutores de fitness, que se realizará junto do pórtico de meta e partida entre as 18:00h e as 18:20h. No percurso um ponto com DJ´s assegura a animação extra ao evento.

18 - Será disponibilizado um local para tomar duche após a prova?

Sim, os duches para os participantes estarão disponiveis gratuitamente no dia da prova, entre as 19:00 e as 20:30 horas nas instalações dos Balneários Públicos do Terraplano, a cerca de 150 metros do local da meta e no Pavilhão dos Caras Direitas, situado no lado oposto da Avenida, junto da Auto Industrial.

19 - Haverá algum serviço de guarda-roupa?

Sim, na tenda de apoio junto do secretariado e funcionará das 17:00 às 20:15 horas.

20 - Quanto tempo tenho para concluir a prova?

O tempo limite de conclusão da prova de 10 quilómetros é de 90 minutos após a partida. Assim, às 20:00 horas o trânsito é reaberto pela PSP à circulação automóvel.

21 - Preciso de uma fatura em nome de uma entidade ou pessoa. É possível?

Concerteza. Basta que envie, através do formulário do Atletas.net os dados da pessoa ou entidade (nome, morada fiscal e número de contribuinte) que num prazo de 48 horas receberá no seu email a fatura/recibo correspondente à ordem de compra associada à sua conta.

22 - Posso participar acompanhado de um animal de estimação?

Não. É expressamente proibida a participação de animais de estimação (cães, gatos ou outros) no decorrer da prova, com excepção para os cães-guia certificados de acompanhamento a participantes invisuais ou ambílopes.

23 - Posso transferir a minha inscrição para outra pessoa?

Nesta fase somente no dia 9 de dezembro e de forma presencial no local de levantamento dos dorsais,no Foz Plaza, entre as 15 e as 22 horas. É importante perceberes que a falta de comunicação desses dados pode levar a erros graves nas classificações e à adulteração da verdade desportiva.

24 – É obrigatório levar a camisola da prova?

Não é obrigatório.

25 – O trânsito estará completamente encerrado no percurso da prova?

Sim, o trânsito automóvel será encerrado no percurso da prova entre as 17:00 e as 20:00 horas. Na Rotunda do Monumento ao Pescador, em Buarcos, local de partida e chegada das provas, o trânsito estará condicionado a partir das 14 horas.

26 – Posso me inscrever na véspera e no dia da prova?

Depende das vagas existentes, pelo que não é seguro que possam existir inscrições disponíveis nessa altura e as inscrições de última hora só podem ser feitas o local de levantamento dos dorsais.

27 –  A Mini de 5 km tem classificações?

Não. A Mini é uma prova não competitiva pelo que não terá classificações. Mas terá diploma de participação, que pode ser obtido no site da prova, após a sua realização.

28 - Na Mini de 5 km posso correr?

Sim, podes. Dada a configuração do percurso na Figueira da Foz é possível que a Mini Maratona possa ser feita em ritmo de corrida ou a passo de caminhada. Já noutros eventos, pela configuração de percurso isso não é possível, pelo que o Atletas.net usa a terminologia MINI quando é possível correr ou caminhar e CAMINHADA quando apenas é caminhada. Na São Silvestre a Figueira da Foz é de uma MINI que estamos a falar, portanto.