Obikwelu na São Silvestre Figueira da Foz

Tempo de leitura
1minuto(s)

Obikwelu na São Silvestre Figueira da Foz

Novembro 17, 2014 - 08:47
0 comments

Atleta é padrinho da prova

Veio para Portugal, aos 16 anos de idade, em 1994, para participar nos Campeonatos do Mundo de Juniores, pela Nigéria, e aproveitando a sua estada já não mais voltou para o seu país natal.

Andou foragido, acabou a trabalhar na construção civil, no Algarve e dois anos após a sua chegada a Portugal é resgatado, por um mero acaso, para o atletismo e para o Belenenses, onde a equipa técnica percebeu rapidamente que estava na presença de um sobredotado para as corridas de velocidade. E tinham razão. No Restelo ficou apenas uma época, para depois rumar a Alvalade, onde se mantém de verde e branco há já 17 anos, sendo um dos símbolos de longevidade do Sporting, clube que curiosamente começou por não mostrar interesse no então jovem adolescente Obikwelu, assim como o Benfica.

Palmarés notável

No seu extenso palmarés Obikwelu conseguiu, para Portugal, vários títulos internacionais, com destaque para a prova de 100 metros, onde alcançou a medalha de prata no Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, para além dos dois títulos de campeão da Europa (Munique 2002 e Gotemburgo 2006), todos na prova do hectómetro. Ainda nos Europeus de Gotemburgo faz a "dobradinha", ao conquistar de novo o ouro, desta feita na prova de 200 metros. É o atual recordista europeu dos 100 metros, com 9,86 segundos.

Francis Obiwelu é um dos mais populares atletas portugueses, acarinhado por um país a que soube retribuir com o sucesso que se lhe reconhece.

De uma simplicidade e simpatia invulgares, Obikwelu será decerto o centro das atenções na Figueira da Foz, no dia 20 de dezembro.