A tua primeira São Silvestre

Tempo de leitura
1minuto(s)

A tua primeira São Silvestre

Novembro 17, 2014 - 08:44
Publicado em:
0 comments

Aos seus lugares...

A corrida de S. Silvestre da Figueira da Foz poderá ser a solução perfeita para motivá-lo a sair da cama de manhã cedo, para realizar uma sessão de treino matinal e começar o dia mais ativo do que os seus colegas de trabalho. Esta será a solução perfeita para realizar um propósito, ao invés de registrar apenas mais alguns quilómetros na sua agenda de treino.

Se decidir inscrever-se com um parceiro de treino, tanto melhor, pois assim poderão trabalhar em conjunto, motivando-se reciprocamente nos dias em que a vontade de treinar seja menor. Não é necessário que seja um corredor de rendimento para participar neste tipo de eventos, mas é necessário o mínimo de preparação, que é de 3 sessões de treino semanais, para concretizar a sua participação e preservar o estado de saúde no final.

A simples experiência de completar o evento deverá ser motivo de satisfação para a maioria dos participantes que pretendam realizar a sua primeira participação. No fim deve ficar a vontade de agendar de imediato outras participações em “celebrações de running”, frequentadas por gente ativa e adepta de hábitos de saúde.

Quanto à preparação, a duração do treino de corrida depende do historial de cada um, mas será importante para os principiantes que os vão alternando com outros de atividade aeróbia de base, que sejam diferentes, tal como o ciclismo ou a natação. Esta será uma forma de aumentar a quantidade de trabalho cardiovascular sem correr riscos de lesão por sobrecarga articular e tendinosa. O aumento da duração do treino deve ser gradual e alternando dias mais fortes com dias mais leves, para que as cargas de treino vão sendo assimiladas e haja a adaptação pretendida, de forma crescente ao esforço. A intensidade de esforço deverá ser moderada, recomendando-se que no dia “D” corra sempre dentro de uma zona de conforto.

Outro cuidado a ter, deve ser a melhoria da hidratação ao longo do dia e no treino, bem como melhorar os cuidados dietéticos e de regularização do seu ritmo biológico, tentando cumprir uma rotina de descanso mais rigorosa em relação ao horário de dormir. Este poderá ser o primeiro degrau de uma saúde melhorada, do ponto de vista físico e psíquico, bem como da socialização com uma “tribo” de pessoas com uma capacidade vital superior e com interesses semelhantes.

Por fim, orgulhe-se de vestir a t-shirt da 1ª S. Silvestre da Figueira da Foz, de envergar ao peito a medalha e de dizer que foi um dos runners que a conseguiu completar!

Prof. Ricardo Esteves Treinador de atletismo